ESPACIAL

Centro de Operações Espaciais da FAB recebe visita de parlamentares

Deputados Federais integrantes da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação visitaram as instalações do COPE, em Brasília (DF), nessa terça-feira (15/08)
Publicada em: 17/08/2023 08:06
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Flávia Rocha
Edição: Agência Força Aérea

Com o objetivo de conhecer de perto as Operações Espaciais da Força Aérea Brasileira (FAB), uma comitiva formada por parlamentares da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação visitou, nessa terça-feira (15/08), as instalações do Centro de Operações Espaciais (COPE), em Brasília (DF). A visita buscou, ainda, estreitar as relações entre o Poder Legislativo Federal e o Comando da Aeronáutica (COMAER).

As autoridades foram recebidas pelo Comandante de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, e assistiram a uma apresentação do COPE, Brigadeiro do Ar Rodrigo Alvim de Oliveira.

Na oportunidade, o Comandante do COMAE ressaltou que a atividade espacial é de extrema relevância para o país pois engloba não só as necessidades estratégicas militares, mas, sobretudo, as demandas da sociedade brasileira. Afinal, inúmeras ações do dia a dia estão atreladas aos satélites, como o uso de aparelhos celulares, TVs e computadores. “A atividade espacial compreende desde a produção de combustível e de foguete, que o Brasil já faz, até o desenvolvimento de satélites com alta capacidade tecnológica”, completou o Tenente-Brigadeiro Potiguara.

Já o Brigadeiro Rodrigo explicou que no Centro de Operações Espaciais há um emprego sinérgico de tecnologia para atender a demandas de diversos órgãos governamentais da esfera pública federal. Por exemplo, imagens de satélite são fontes de informações para tomada de decisões estratégicas em todo o território nacional; na localização de alvos; no suporte a catástrofes; na detecção de queimadas florestais; em atividades de fiscalização ambiental; no planejamento da segurança pública; entre outras missões.

“Entre os produtos ou serviços prestados, podemos citar o monitoramento das áreas de desmatamento, sob demanda do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia [CENSIPAM]; o monitoramento de pesca ilegal e detecção de óleo no mar, sob demanda da Marinha do Brasil; além de inúmeros outros serviços como o monitoramento do clima espacial; a consciência situacional espacial para apoiar atividades espaciais seguras; etc.”, explicou o Chefe do COPE.

­Integraram a comitiva a Deputada Federal Luísa Canziani (do Paraná), presidente da Comissão da Ciência, Tecnologia e Inovação; além dos Deputados Lucas Ramos (de Pernambuco); Daniel Almeida (da Bahia); e Marco Brasil (do Paraná); e assessores legislativos.

Segundo a Deputada Luísa, a visita foi extremamente gratificante para os membros da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, na medida em que os parlamentares puderam entender como funciona o Centro de Operações Espaciais. “Sem dúvida alguma, vimos que aqui é desenvolvido um trabalho bastante competente, fazendo com que tenhamos um Brasil de cada vez mais oportunidades, gerando mais desenvolvimento econômico e reduzindo nossas desigualdades sociais”, frisou.

A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação analisa e debate, entre outros temas, as políticas nacionais de ciência e de tecnologia da informação, a cooperação com outros países e organismos internacionais e o desenvolvimento tecnológico.

Na ocasião, o Chefe da Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comando da Aeronáutica (ASPAER), Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli, destacou a importância da visita. "Ajudou a sanar dúvidas dos parlamentares e a fortalecer as relações institucionais entre a FAB e a Câmara dos Deputados", destacou o Oficial-General. 

COPE

O COPE foi inaugurado em 2020, em parceria com a Empresa Estatal Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras), para servir como centro de controle do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) e com a possibilidade de controlar diversos satélites geoestacionários e de baixa órbita. As instalações do COPE foram projetadas com alto nível de segurança e disponibilidade de rede, tornando-se referência pela complexidade e modernidade.

Provendo serviços com aplicação civil e militar e atuando com plena confiabilidade, o COPE tem capacidade de operação continuada nos mais diversos cenários. Em maio de 2022, o Centro de Operações Espaciais lançou os primeiros satélites do Projeto Lessonia - 1. Os dois satélites de Sensoriamento Remoto Radar (SRR), denominados Carcará I e Carcará II, foram lançados por meio do foguete Falcon 9, da SpaceX, no Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, nos Estados Unidos (EUA).

Fotos: Sargento Viegas/CECOMSAER